26/11/2013

Ser sozinha


Muitas pessoas reclamam de ficarem sozinha: seja em casa, seja no metrô ou na escola. Mas não ficar sozinha fisicamente, sentir-se sozinha. Já aconteceu de você estar numa sala lotada com pessoas, mas parecer que nenhuma que está ali realmente tem importância? Você já parou pra pensar quantas pessoas fariam de tudo para você? E quantas pessoas sentiriam sua falta se caso você sumisse? São perguntas estranhas de se responder e piores ainda de se pensar, caso a resposta não seja a esperada por você mesma; mas são perguntas feitas por qualquer adolescente. O caso é que na nossa idade, dificilmente temos amigos de verdade. Temos colegas de classe, de curso, aqueles com quem compartilhamos fones de ouvido, rimos, falamos besteira .. mas ter um amigo, que está ao seu lado pra todos os momentos, é difícil. Muitas vezes acontece da pessoa que você achava ser sua amiga, trair sua confiança, e aí então vem a decepção, a pior decepção: aquela de quem você não esperava. Eu já passei por uma fase dessas, e ainda estou me estabelecendo agora; às vezes parece que você tem todo mundo num dia, e por um deslize, no outro, não tem mais ninguém! Não tem mais 500 seguidores no twitter, nem passa mais o intervalo com 10 pessoas, não troca sms o dia inteiro com pessoas diferentes tratando de assuntos diferentes e nem recebe 2000 parabéns no seu aniversário, mas então, você se dá conta que não são esses números que realmente importam, e sim a sinceridade com que cada um te trata, e você vê, que não são todos os 2000 parabéns e os "tudo de bom" que realmente te desejam tudo de bom, você vê, que aquelas mensagens trocadas o dia todo, não tinham validade para a outra pessoa já que ela não se importava, e vê que aqueles 500 seguidores no twitter também não, já que você não fala nem com a metade .. Quando perdemos o supérfluo, aprendemos a viver somente com o necessário, o essencial. O segredo da felicidade não está em quem nos acompanha, está dentro de você! Se você não se sentir bem com você mesma, não adianta você ter tudo isso citado a cima. 

Aceite um conselho de quem já passou por isso: mais vale dois amigos verdadeiros, do que 1000 que quando você precisa nem olham na sua cara!

Aprendi, que minha mãe sempre esteve certa quanto à isso: "Na nossa vida inteira, não temos amigos de verdade nem pra preencher os dedos de uma mão."

Então leitora, não se preocupe! Você ainda vai passar por muitos altos e baixos, e vai se reerguer! Não meça esforços pra ajudar e apoiar quem está do seu lado, mas valorize-se em primeiro lugar, e ame a si mesma, e aprenda que não precisamos de ninguém para viver! Um beijo, Lola.